Núcleo de Atendimento ao Discente - NAD

O Núcleo de Atendimento ao Discente – NAD, está organizado em torno do acompanhamento de todos os acadêmicos da FESAR, considerando suas necessidades e peculiaridades no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Nossa proposta de intervenção destaca-se: motivação para o estudo, personalidade do acadêmico, adaptação ao mundo acadêmico e conciliação de seus outros “mundos”, relacionamento entre teoria e prática, relação professor – aluno, opção pelo curso, seus mais diversos aspectos, sejam eles de ordem acadêmica, financeira, jurídica, pedagógica, humana, intelectual, linguística, social, relacional, institucional ou psicológica, com vistas ao desbloqueio de qualquer situação problema que possa impedir ou dificultar o devido desenvolvimento cognitivo-profissional na construção do conhecimento técnico, humano e ético do aluno da educação de Ensino Superior.

O serviço é gratuito, define-se como não clínico e possui caráter preventivo. A Coordenadora do Núcleo de Atendimento ao discente é responsável por entrevistar e encaminhar o discente ou outro membro pertencente a instituição para os serviços de apoio Psicopedagógico ou apoio Psicológico.

O NAD apresenta as seguintes modalidades:

  • Orientação Acadêmica:  estratégias de ensino e aprendizagem, técnicas de leitura, escrita e estudo, atividades complementares;
  • Orientação Profissional: reflexão sobre a escolha profissional, ajuda na inserção sócio profissional, estágios, reflexão sobre o mundo do trabalho, empregabilidade;

Orientação Pessoal: prevenção e desenvolvimento humano, autoconhecimento, educação emocional, desenvolvimento de habilidades intra/interpessoais; atenção às questões relativas à auto-estima, ao nível de exigência para consigo mesmo.

Objetivos

  • Acompanhar alunos com dificuldades de ensino e aprendizagem, cooperando na correção de funções cognitivas deficientes;
  • Proporcionar momentos de reflexão sobre a ação educativa;
  • Atendimentos individuais e/ou em grupo;

Reorientar os indivíduos nas questões vocacionais

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OUVIDORIA

É um canal de comunicação que embora a ouvidoria não tem a competência para solucionar todos os problemas, pode direcionar e acompanhar a mensagem aos devidos responsáveis pela solução.

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Atendimento Psicopedagógico

Oferece meios para atender ao discente em suas insuficiências individuais e coletivas, emocionais e cognitivas, etc.

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Acessibilidade

FESAR disponibiliza meios e pessoas para que possam atender, prevenir e implantar mecanismos para a facilidade de acesso no espaço da faculdade.

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