APRESENTAÇÃO DA BRINQUEDOTECA

O lúdico tem conquistado cada vez espaço na sociedade. As atividades lúdicas fazem parte da vivência humana, principalmente na infância.

A ludicidade ampliou-se que se tornou necessário a criar espaços destinados as vivências lúdicas, que se chamam brinquedotecas. Elas surgem em diferentes situações: escolas, universidades, hospitais, clínicas etc. No Brasil existem também as brinquedotecas ambulantes.

A brinquedoteca é a criação de um espaço lúdico pedagógico, que além da classe universitária e as crianças na faixa etária de três a doze anos, prioritariamente das escolas públicas do município e aos filhos de funcionários. A esse espaço visará acima de tudo, o acesso das crianças aos brinquedos e às brincadeiras, assim como à leitura.

Lembraremos que brincar é apenas um jeito gostoso de aprender, um ensaio para a realidade, na medida que é brincando que “ a criança mergulha na vida sentindo-a na dimensão de suas potencialidades”. Portanto, diz-se que “brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano”.

No entanto, no mundo contemporâneo, nem todas as crianças tem oportunidades reais e iguais de exercerem a infância. Por isso, a importância da criação de uma brinquedoteca: “para resgatar e garantir o direito à brincadeira e à infância, direito este que está sendo de tantas maneiras desrespeitado”.

OPERACIONALIZAÇÃO:

A biblioteca exerce um papel fundamental na formação do aluno leitor, e deve ser transformada no espaço mais fascinante da Fesar. É um lugar agradável, dinâmico, descontraído, onde impera as boas relações entre alunos, livros, brinquedos e professores. O espaço físico deve acolhedor, cheio de vida, organizado e limpo; com cantinhos aconchegantes, gostosos, onde a aprendizagem acontece, sem imposições, como um convite mágico, como uma descoberta.

A função primordial é o prazer da leitura lúdica. Através deste prazer temos atingido o objetivo da brinquedoteca. Suponhamos que a fantasia, por exemplo, seja o tema gerador de interesses de leitura.

Atividades realizadas no ambiente da brinquedoteca : dança da cadeira, brincadeiras de faz de conta, teatro de fantoches, brincadeiras com fantasias, mágicas etc.; jogos como: quebra cabeça, jogo da memória, tiro ao alvo, pega vareta, batalha naval, jogo da velha, boliche, puxa palito, encaixe, jogo com massa de modelar, dominó, jogo de montar, jogo de perguntas e respostas; leitura de livros infantis, confecção de brinquedos e objetos com material reciclável.

ATENDIMENTO SOCIAL:

Na Brinquedoteca temos um planejamento de atividades que possibilita a construção do conhecimento em diversos contextos: socialização, autonomia e identidade, arte e movimento, música, lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras), literatura infantil, cultura, meio ambiente, higiene, prevenção de acidentes, conforme os eixos temáticos estabelecidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, MEC, 1998). O atendimento de crianças não excede o número de 10 crianças.

A visitação das escolas acontece por agendamento, com planejamento específico das atividades que envolvem momentos de integração social (dinâmicas), brincar livre, música e dança, hora do conto, faz de conta, fantoches, contação de histórias, jogos e brincadeiras dirigidas, projetos didáticos.

 

Laboratório do Curso de Pedagogia

Os discentes e os docentes tem com a brinquedoteca a oportunidade de trabalhar na prática com vários conceitos, pesquisas, projetos e atividades que envolvem não só a área do conhecimento voltada para o brincar onde poderão contemplar as demais áreas do curso. A brinquedoteca é um núcleo de apoio pedagógico do Curso de Pedagogia, no qual os alunos podem pensar, discutir, analisar, e investigar o valor do brinquedo e das brincadeiras no desenvolvimento infantil.

 

Dos Recursos Humanos

A Brinquedoteca conta com:
• Um docente do Curso de Pedagogia que é responsável pela coordenação do espaço;
• Alunos estagiários do curso de Pedagogia que realiza a função de brinquedista do espaço.

Coordenadora

Maria de Nasaré Alves de Souza

Telefone

(94) 3424-5133/1304

Email

brinquedoteca@fesar.com.br

© Copyright 2004-2017 Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida.

Click Me