Relatório de atividades da Coordenação de Pesquisa e Extensão da FESAR

Atividades como iniciação científica, extensão e monitoria são ações institucionais que permitem introduzir os estudantes de graduação mais compromissados e potencialmente mais promissores na pesquisa científica e no ensino acadêmico. Ao participar da pesquisa científica, o aluno se sente parte da criação do conhecimento e, assim, passa a valorizar cada detalhe do ensino. A FESAR, como instituição, ao estimular essas atividades, objetiva garantir ao discente uma visão mais atuante e crítica do processo de formação e renovação de informações, estimulando a formação de futuros profissionais.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A coordenação de Pesquisa e Extensão da FESAR é responsável por atividades relativas ao Programa de Iniciação Científica:

• Levantamento com Coordenadores e Diretoria quanto a vagas a serem ofertadas;

• Elaboração e lançamento de editais semestralmente;

• Divulgação dos editais junto às coordenações de curso e no site institucional;

• Seleção de projetos inscritos com avaliação dos projetos e realização de entrevistas;

• Lançamento de editais de resultado do processo seletivo;

• Acompanhamento dos Projetos de Iniciação Científica selecionados em editais.

• Realização de evento semestral relativo à Iniciação Científica.

Desde o início do ano de 2013, editais de iniciação científica são lançados semestralmente, com duas vagas ofertadas para cada curso, com bolsas para a metade dessas vagas.

Projetos de Iniciação Científica selecionados no ano de 2016 na FESAR:
EDITAL PROJETO/CURSO PROJETO/CURSO DISCENTES/DOCENTE ORIENTADOR DISCENTES/DOCENTE ORIENTADOR
2016-1 Avaliação da qualidade de sono dos concluintes de ensino médio de uma instituição pública, Redenção-PA. Curso: Biomedicina. Prevalência de enteroparasitoses em alunos de uma escola de ensino fundamental em Redenção-PA. Curso: Biomedicina. Discentes: Raniele Romano dos Santos, Ketely Ribeiro Costa. Docente: Profª Me Carla Patrícia de S. Silva. Discente: Jardel Felipe de Oliveira Rodrigues. Docente: Prof Esp Anderson Sales de Brito.
2016-2 Efeito da suplementação de baixo e alto consumo, associada à bioestimulação, sobre a eficiência em nulíparas Nelore objetivando acasalamento aos 14 meses. Curso: Zootecnia. Abuso sexual contra crianças e adolescentes: reflexão sobre a atuação do assistente social que trabalha no CREAS. Curso: Serviço social. Discentes: Cássia Pereira de Souza, Daniela Pereira de Souza. Docente: Prof MSc José Helder de A. Moura. Discente: Iara Carneiro Santar. Docente: Profª MSc Karina Donizete Martins.

O gráfico a seguir mostra o quantitativo de projetos de Iniciação Científica selecionados, entre os anos de 2013 a 2016, considerando o total de acadêmicos (total = 25) e de projetos (total = 15) por curso.

MONITORIA
A coordenação de Pesquisa e Extensão da FESAR também é responsável por atividades relativas ao Programa de Monitoria:

• Levantamento com Diretoria Acadêmica e Coordenações de Cursos quanto a vagas a serem ofertadas;

• Elaboração e lançamento de editais;

• Divulgação do edital junto às coordenações de curso e no site institucional;

• Seleção de acadêmicos;

• Lançamento de edital de resultado do processo seletivo.

• Acompanhamento de pareceres sobre as monitorias.

Editais de monitoria são lançados semestralmente, com oferta de vagas em diferentes disciplinas dos cursos de graduação da FESAR.

Neste ano de 2016, foram ofertadas 27 vagas, havendo 10 vagas com bolsas e 17 sem bolsas.

O gráfico a seguir mostra o quantitativo de vagas preenchidas (total = 38) e cursos dos monitores da FESAR, entre os anos de 2013 a 2016.

Editais de seleção para projetos de Extensão, com oferta de bolsas, são ofertados também semestralmente, juntamente com os de Iniciação Científica e Monitoria.

Coordenadora

Geórgia Miranda Tomich

Telefone

3424-5133/1304

Email

pic@fesar.com.br

Salvar

Salvar

© Copyright 2004-2017 Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida.

Click Me